DÚVIDAS MAIS FREQUENTES
SOBRE O PRIMEIRO ANO
Como será na escola no ano que vem? Vai ter parque lá? Vou poder levar brinquedo na escola? Meu filho vai aprender a ler e a escrever? Quem vai cuidar dele no recreio?
Essas são algumas das dúvidas que pais e crianças do CEI apresentam quando começamos a falar da entrada das crianças no primeiro ano. São dúvidas, certa insegurança e também muita expectativa desse momento que marcará a vida de todos: a saída da Educação Infantil e a entrada no Ensino Fundamental.
Para que não ocorra uma ruptura muito grande e um estranhamento o PROJETO DE ARTICULAÇÃO: PRIMEIROS PASSOS foi criado.
Este aborda que "É necessário assegurar que a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental ocorra da forma mais natural possível, não provocando nas crianças impactos negativos no seu processo de escolarização, fazendo-os compreender que as mudanças de espaço físico possam ser apenas mais um passo para suas descobertas e investigações."
O CEI Anninha faz articulação com a Escola Básica Aníbal César portanto, pensamos em ações que dessem conta de responder a essas questões.
-As crianças estão se correspondendo com as turmas do primeiro ano;
-Visita das crianças na escola para conhecer o espaço;
- Um questionário foi enviado para casa, a fim, de que os pais também possam nos enviar suas dúvidas, a devolutiva deste questionário será realizada na última Reunião de Pais do ano;
-As crianças também estão participando de Assembleias, nas quais podem nos contar sobre suas expectativas para o próximo ano;
-Os pais serão recebidos na escola no período de matrícula e serão convidados a conhecer o espaço.
Segue a Cópia do questionário enviado:
Itajaí, 19 de setembro de 2016.
Criança:
Turma:
Grupo:
PROJETO DE ARTICULAÇÃO- ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL
DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE O PRIMEIRO ANO:
Pensando na chegada das crianças na escola de ensino fundamental
descreva suas principais dúvidas:
Registros fotográficos:
Assembleias de escuta: Expectativas para a escola nova
As crianças foram divididas, em pequenos grupos, para que todas
pudessem ser ouvidas com maior efetividade
As crianças foram divididas, em pequenos grupos, para que todas
pudessem ser ouvidas com maior efetividade